A cidade de Alcobendas, a norte de Madrid, na Espanha, inaugurou a primeira ponte do mundo feita com impressão 3D, exclusiva para pedestres. A estrutura tem 12 metros de comprimento e 1,75 metros de largura, é feita de concreto e permite a travessia de um canal no parque Urbano de Castillha-La Mancha. A empresa responsável pela execução chama-se Acciona e o projeto é do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC), que se inspirou nas formas orgânicas da natureza para o projeto.
Por se tratar de uma nova experiência,a construção da ponte não teve custos para Alcobendas. Veja o vídeo (em espanhol) da inauguração:
O processo de fabrico da ponte permite otimizar a utilização de materiais e, acima de tudo, o desperdício que é criado em torno da construção civil, reciclando os materiais. Para além disso, a tecnologia e poder de computação aplicado ao design e ao fabrico desta ponte é algo que não pode ser aproveitado nos métodos tradicionais.
A autoria da ponte pertence ao Instituto Avançado da Arquitetura da Catalunha e só foi utilizado o betão em zonas onde era mesmo necessário. Na fotografia de inauguração, pode ver-se que 17 pessoas posam tranquilamente em cima da infraestrutura sem qualquer tipo de apreensão, por isso diríamos que a ponte está pronta para durar.
Esteticamente, a ponte não é atrativa, mas é um começo. Com o realizar deste projeto, a construção da ponte fica muito mais barata, mais a componente de reciclagem de materiais.
Deixe o seu comentário