A impressão 3D, progressivamente começa a introduzir-se no ambiente de ensino. Cursos de design, arquitetura, engenharia e técnicos, começam a adotar impressoras 3D como ferramenta. Esses cursos exigem alunos criativos e com a inclusão das impressoras, toda ideia ou pensamento pode em poucas horas materializar-se.

As crianças são altamente criativas e curiosas. Estão constantemente a desenhar, fazer figuras geométricas com plasticina e massa de moldar. Além de entreter toda a família, é uma fonte inesgotável de criatividade e uma brincadeira fundamental para desenvolver a imaginação.  Desenhar, pintar, recortar, colar, perfurar, modelar, estampar… são algumas das atividades criativas mais habituais, mas as opções são infinitas. O único limite é a imaginação… E quando se trata de crianças, este limite quase não existe!

Começar desde pequeno com o contacto com a impressora, para mim seria excelente. Imagina uma criança criar o seu próprio brinquedo. Professores podem imprimir alguns membros do corpo para mostrar ao alunos, para que possam ter um maior poder de encaixe e percepção. Nas aulas de geografia, os professores podem imprimir o globo terreste, mapas topográficos, monumentos históricos, etc. Professores de matemática podem imprimir figuras geométricas. Nós já imprimimos a Pirâmide de Sierpinski, que é uma figura geométrica de triângulos muito complexa.

Esta proposta inovadora, inspirada no “movimento maker” – que tem como base a cultura do “faça você mesmo e aprenda” –, pressupõe que qualquer pessoa pode construir, modificar e fabricar de tudo com as próprias mãos. Na “educação maker”, por meio da prototipagem, por exemplo, o aluno idealiza o que quer projetar, faz a impressão, corrige uma peça que não se encaixa e vê a sua ideia concretizada.

O aplicativo da Morphi para iPads e Macs, está apostar forte na educação, provendo de uma interface muito simples e intuitiva. As crianças criam lindas obras como mostra as imagens:

Impressora 3D nas escolas Impressora 3D nas escolas Morphi 1 Impressora 3D nas escolas Impressora 3D nas escolas Morphi 2 Impressora 3D nas escolas Impressora 3D nas escolas Morphi 3 Impressora 3D nas escolas Impressora 3D nas escolas Morphi

“Todas as crianças são como as estrelas, em termos de potencial. Os cientistas dizem-nos que cada átomo possui aproximadamente 35 mil milhões de vezes o seu peso em energia. No interior de uma estrela, os átomos fundem-se e libertam esse poder tremendo sob a forma de luz e calor. Do mesmo modo, uma criança possui a capacidade latente infinita para refazer o futuro, independentemente do contexto em que se insere.” Stephen R. Covey